segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Tema 4: Liturgia e Catequese

(Material elaborado por VinÍcius Teodoro Vilela para o Encontro de Formação para Catequistas em 15/08/2015)

ORAÇÃO INICIAL

Antífona. 2 Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.

Salmo 33(34). O Senhor é a salvação dos justos

Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3)

2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu louvor estará sempre em minha boca. –3 Minha alma se gloria no Senhor; * que ouçam os humildes e se alegrem!
4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, * exaltemos todos juntos o seu nome! –5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, * e de todos os temores me livrou.
6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, * e vosso rosto não se cubra de vergonha! –7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, * e o Senhor o libertou de toda angústia.
8 O anjo do Senhor vem acampar * ao redor dos que o temem, e os salva. –9 Provai e vede quão suave é o Senhor! * Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, * porque nada faltará aos que o temem. –11 Os ricos empobrecem, passam fome, * mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Antífona. Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.

Oração
Atendei, Senhor, às nossas preces, por intercessão da Virgem Maria, e dai-nos a paz completa, para que, dedicando-nos sempre a vós com alegria, possamos confiantes chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus 2

LITURGIA E CATEQUESE
“Legem credendi, lex statuat supplicandi” (A lei do que suplica estabeleça a lei do que crê)

Lex orandi, lex credendi
• “ A fé da Igreja é anterior à fé do fiel [...] Daí o adágio antigo: lex orandi, lex credendi- a lei do que suplica estabeleça a lei do que crê, segundo Próspero de Aquitânia. A lei da oração é a lei da fé, ou seja: a Igreja traduz em sua profissão de fé aquilo que expressa em sua oração. A liturgia é um elemento constitutivo da santa e viva Tradição”. (Catecismo da Igreja Católica, nº 1124)
• Profunda relação entre o que se reza, se celebra, com o que se aprende do Depositus Fidei (depósito da fé), do qual a Igreja é guardiã fiel desde os apóstolos.

Lex orandi (a natureza própria da liturgia)
Qual é fim último da liturgia da Igreja?

1) A celebração do mistério
“No símbolo da Fé, a Igreja confessa o mistério da Santíssima Trindade e seu “designo benevolente” (Ef 1,9) sobre toda a criação: o Pai realiza o “mistério de sua vontade” entregando seu Filho bem-amado e seu Espírito para a salvação do mundo e para a glória de seu nome. Este é o mistério de Cristo, revelado e realizado na história segundo um plano, uma disposição [...] que a tradição patrística chamará de “Economia do Verbo Encarnado” ou “ a Economia da Salvação”. (n. 1066).

2) Participação no mistério
“A liturgia é também participação da oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda oração cristã encontra sua fonte e termo. Pela liturgia, o homem interior é enraizado e fundado no “grande amor com o qual o Pai nos amou” (Ef 2,4) em seu Filho bem-amado “maravilha de Deus” que é vivida e interiorizada por toda oração, “em todo tempo, no Espírito” (Ef 6, 18)”. (n. 1073).

3) A espera da realização plena do mistério
“Na liturgia terrestre, antegozando participamos (já) da liturgia celeste, que se celebra na cidade santa de Jerusalém, para a qual, na qualidade de peregrinos, caminhamos”. (n. 1090; apud SC 8).

Lex crendendi (a natureza própria da catequese)
• Qual é o fim da catequese?

1) Transmitir a fé
“[...] primeiro anúncio do Evangelho ou pregação missionária para suscitar a fé; busca das razões de crer; experiência de vida cristã [...]”. (n. 6)
“ A catequese empenhar-se-á em despertar e alimentar nos fiéis a fé na grandeza incomparável do dom que Cristo ressuscitado concedeu à sua Igreja [...]”. (n. 983).
2) Educar na fé
“A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino a doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã”. [...] celebração dos sacramentos; integração na comunidade eclesial; testemunho apostólico e missionário” (n. 5-6).

O centro da catequese...O Mistério!
“ No centro da catequese encontramos especialmente uma Pessoa, a de Jesus de Nazaré, Filho único do Pai..., que sofreu e morreu por nós e agora, ressuscitado, vive conosco para sempre... Catequizar...é desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que nela se realiza”. (n. 426)
“ Na catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus que é ensinado- todo o resto está em relação com ele; e somente Cristo ensina [...] Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ‘ Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” (n. 427).

Catequese à Liturgia
“ A catequese está intrinsecamente ligada a toda a ação litúrgica e sacramental, pois é nos sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a transformação dos homens” (n. 1074).
“ A catequese litúrgica tem em vista introduzir no mistério de Cristo (ela é “mistagoga”), procedendo do visível para o invisível, do significante para o significado, dos “sacramentos” para os “mistérios” (n. 1075).

BIBLIOGRAFIA

Catecismo da Igreja Católica. São Paulo. Loyola, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário