(Material elaborado por VinÍcius Teodoro Vilela para o Encontro de Formação para Catequistas em 15/08/2015)
ORAÇÃO INICIAL
ORAÇÃO INICIAL
Antífona. 2
Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Salmo 33(34). O Senhor é a salvação dos justos
Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3)
–2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu
louvor estará sempre em minha boca. –3 Minha alma se gloria no Senhor; * que ouçam os humildes e se alegrem!
–4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, * exaltemos
todos juntos o seu nome! –5 Todas as vezes que o busquei,
ele me ouviu, * e de todos os temores me livrou.
–6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, * e vosso
rosto não se cubra de vergonha! –7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, * e o Senhor o libertou de
toda angústia.
–8 O anjo do Senhor vem acampar * ao redor dos que o
temem, e os salva. –9 Provai e vede quão suave é o
Senhor! * Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
–10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *
porque nada faltará aos que o temem. –11 Os ricos empobrecem, passam fome, * mas aos que buscam o Senhor não
falta nada.
– Glória ao
Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre.
Amém.
Antífona.
Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Oração
Atendei, Senhor, às nossas
preces, por intercessão da Virgem Maria, e dai-nos a paz completa, para que,
dedicando-nos sempre a vós com alegria, possamos confiantes chegar até vós. Por
Cristo, nosso Senhor.
Conclusão
da Hora
V. Bendigamos ao Senhor. R.
Graças a Deus 2
LITURGIA E CATEQUESE
“Legem credendi, lex statuat supplicandi” (A lei do que suplica estabeleça a lei do que crê)
Lex orandi, lex credendi
• “ A fé da Igreja é anterior à fé do fiel [...]
Daí o adágio antigo: lex orandi, lex credendi- a lei do que suplica
estabeleça a lei do que crê, segundo Próspero de Aquitânia. A lei da oração é a
lei da fé, ou seja: a Igreja traduz em sua profissão de fé aquilo que expressa
em sua oração. A liturgia é um elemento constitutivo da santa e viva Tradição”.
(Catecismo da Igreja Católica, nº 1124)
• Profunda
relação entre o que se reza, se celebra, com o que se aprende do Depositus
Fidei (depósito da fé), do qual a Igreja é guardiã fiel desde os apóstolos.
Lex orandi (a natureza própria da
liturgia)
Qual é fim
último da liturgia da Igreja?
1) A celebração do mistério
“No símbolo
da Fé, a Igreja confessa o mistério da Santíssima Trindade e seu “designo
benevolente” (Ef 1,9) sobre toda a criação: o Pai realiza o “mistério de sua
vontade” entregando seu Filho bem-amado e seu Espírito para a salvação do mundo
e para a glória de seu nome. Este é o mistério de Cristo, revelado e realizado
na história segundo um plano, uma disposição [...] que a tradição patrística
chamará de “Economia do Verbo Encarnado” ou “ a Economia da Salvação”. (n.
1066).
2) Participação no mistério
“A liturgia
é também participação da oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo.
Nela, toda oração cristã encontra sua fonte e termo. Pela liturgia, o homem
interior é enraizado e fundado no “grande amor com o qual o Pai nos amou” (Ef
2,4) em seu Filho bem-amado “maravilha de Deus” que é vivida e interiorizada
por toda oração, “em todo tempo, no Espírito” (Ef 6, 18)”. (n. 1073).
3) A espera da realização plena do mistério
“Na
liturgia terrestre, antegozando participamos (já) da liturgia celeste, que se
celebra na cidade santa de Jerusalém, para a qual, na qualidade de peregrinos,
caminhamos”. (n. 1090; apud SC 8).
Lex crendendi (a natureza
própria da catequese)
• Qual é o
fim da catequese?
1) Transmitir a fé
“[...]
primeiro anúncio do Evangelho ou pregação missionária para suscitar a fé; busca
das razões de crer; experiência de vida cristã [...]”. (n. 6)
“ A
catequese empenhar-se-á em despertar e alimentar nos fiéis a fé na grandeza
incomparável do dom que Cristo ressuscitado concedeu à sua Igreja [...]”. (n.
983).
2) Educar na fé
“A
catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual
compreende especialmente um ensino a doutrina cristã, dado em geral de maneira
orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã”.
[...] celebração dos sacramentos; integração na comunidade eclesial; testemunho
apostólico e missionário” (n. 5-6).
O centro da catequese...O Mistério!
“ No centro
da catequese encontramos especialmente uma Pessoa, a de Jesus de Nazaré, Filho
único do Pai..., que sofreu e morreu por nós e agora, ressuscitado, vive
conosco para sempre... Catequizar...é desvendar na Pessoa de Cristo todo o
desígnio eterno de Deus que nela se realiza”. (n. 426)
“ Na
catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus que é ensinado- todo o
resto está em relação com ele; e somente Cristo ensina [...] Todo catequista
deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ‘ Minha
doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” (n. 427).
Catequese à Liturgia
“ A
catequese está intrinsecamente ligada a toda a ação litúrgica e sacramental,
pois é nos sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em
plenitude para a transformação dos homens” (n. 1074).
“ A
catequese litúrgica tem em vista introduzir no mistério de Cristo (ela é
“mistagoga”), procedendo do visível para o invisível, do significante para o
significado, dos “sacramentos” para os “mistérios” (n. 1075).
BIBLIOGRAFIA
Catecismo da
Igreja Católica. São Paulo. Loyola,
2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário