quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

REINÍCIO DA CATEQUESE 2016

A catequese na matriz N. Sra. Paz reiniciou neste domingo 07/02/2016 às 9h30 no salão paroquial, com todas as turmas juntas. O padre José Eduardo Ferreira falou para os catequizandos (crianças e jovens) e os catequistas sobre o significado e a importância da missa. 
(Fotos tiradas pela Catequista Cida)
Desde o princípio, Deus nos ama e fala conosco por meio da cultura de cada tempo (bandas, dinâmicas, etc.), porque quer estar perto de nós. Mas nós nos afastamos de Deus, o que pode parecer bom por um tempo, mas na hora da dificuldade (do sufoco) é a Ele que recorremos.
Assim, compreendemos que o modo de ser feliz é estar unido a Deus, por meio de ações, de Orações, da Confissão, da Eucaristia e dos demais sacramentos. É esse o sentido da catequese e da Igreja: fazer discípulos seguidores de Jesus (cf. Mt 28,19-20), “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6). 

Foi uma bela catequese para todos nós!


“A catequese reiniciou hoje e o Catequista de hoje foi o nosso padre. Que catequese maravilhosa! E um ponto forte foi pedir a participação da missa das 11:00 e quando diz que Jesus é luz que necessitamos para termos uma vida de alegria, paz e conquista e nos convida para sermos discípulos na vida de nossos irmãos!” (Catequista Cida)
a
Além disso, na Missa das 11h, tivemos a Apresentação Solene dos Catequizandos  na Igreja (turmas iniciadas em 2015), marcando o início da etapa do catecumenato (fase de ensinamento mais intensivo da Palavra de Deus). O padre chamou pelo nome os catequizandos, que entraram na Igreja em procissão e se colocaram nos lugares reservados. Segue-se o rito, com o Diálogo, as Orações próprias e o Comprometimento dos catequizandos, catequistas e comunidade.

DIÁLOGO*
Padre: - Que pedes à Igreja de Deus?
Candidato: - A fé.
Padre: - E essa fé, o que te dará?
Candidato: - A vida eterna.
...
Todos: Bendito seja Deus para sempre!

Após o rito, os catequizandos foram acolhidos pela comunidade com uma salva de palmas. E ao final da Missa, o padre juntou todos para uma foto. ;)

* retirado do RICA (= Ritual para Iniciação Cristã de Adultos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário