sábado, 2 de fevereiro de 2019

Semana Catequética - 5º Dia: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (Documento 107)


INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: itinerário de inspiração catecumenal (Documento 107 da CNBB)
Iniciamos com uma dinâmica sobre A FAMÍLIA E A COMUNIDADE (veja o anexo). Em seguida, Rossana fez um apanhado das formações anteriores.
Na segunda-feira, Pe. José Eduardo falou sobre o Querigma, esse principal anúncio de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. O Querigma é o primeiro passo da Iniciação à vida cristã. É época de anunciar Jesus Cristo.
Época de questionar: Quem somos nós? Quem é esse Jesus que nós vamos anunciar?
A Iniciação à vida cristã é um itinerário de discípulos missionários. O que é ser discípulo missionário? É fazer o encontro com Jesus Cristo e seguir o Mestre, fazer o que Ele fez, amar como Ele amou, sem interesse... é estar próximo, abrir espaço para escutá-lo, para participar de sua vida...
O tema da terça foi a Campanha da Fraternidade 2019 – com Cícero Almeida e José Geraldo, para nos ajudar a refletir sobre a realidade (VER): Fraternidade e políticas públicas. É dentro dessa realidade, com suas qualidades e problemas, que Jesus caminha conosco.
Ir. Luciana e Ir. Íris, na quarta-feira, nos trouxeram a experiência da leitura orante, chamando nossa atenção para aprender a ouvir o Senhor. (ILUMINAR)
E ontem, Pe. Victor nos deu pistas para melhor vivenciar e celebrar a nossa identidade cristã. (AGIR)
Hoje com o Documento 107 – Iniciação à vida cristã: um itinerário de inspiração catecumenal, retomamos todos esses aspectos para falar do CAMINHO DA INICIAÇÃO CRISTÃ, proposta da igreja para a evangelização hoje.
Fazendo um breve panorama do documento:
Cap. 1 – Um ícone bíblico: Jesus e a samaritana
– a nossa sede de Deus (busca) – a experiência do encontro com Jesus (dialogo) – a convivência (conhecer Jesus) – revelação (mistagogia) – anuncio (testemunho)
Cap. 2 – Aprender da história e da realidade: VER
Catequese de instrução = alimentar a fé = Conteúdo à Hoje: Experiência da fé = INICIAR = Gerar a fé
A convivência em comunidade era uma realidade.             Hoje, é preciso resgatar o valor e papel da Comunidade.
Cap. 3 – Discernir como igreja: ILUMINAR
IVC é necessária para a evangelização hoje, pq percebemos que o modelo antigo não funciona mais!
Quem é a comunidade cristã? Qual é a nossa identidade?
Cap. 4 – Propondo caminhos: AGIR
Fortalecimento do papel da comunidade e da família
_____
Em seguida, Rosildo fez a leitura bíblica (Lucas 15,8-10) com dinâmica para refletir sobre a interação do catequista com a família hoje. Quem é o catequista? A mulher. Quem é o catequizando? As moedas. Se uma moeda se perder, vamos atrás? Enfrentamos o desafio, quando um catequizando começa a apresentar problemas? Para evangelizar, varremos de nossa vida as dificuldades, o desânimo, etc.?
Rosildo apresentou muitos apectos da Iniciação à vida cristã e fez o fechamento com a "Brincadeira da batata-quente", para rever os conceitos,
Ao final, Pe. José Eduardo avisou sobre a ESCOLA DE CIDADANIA, pediu que Rossana ajudasse na divulgação, o que já foi feito no grupo de whatsapp. Agradeceu a presença do Rosildo e de todos, e deu a bênção.
_____

Anexo – Dinâmica: A FAMÍLIA E A COMUNIDADE
Preparação: Providenciar duas folhas de cartolina, ou de papel pardo (papel de embrulho); canetões pretos e coloridos; cola para papel.
Escolher duas pessoas para levarem o cartaz no início do encontro; e escolher mais três pessoas para uma atividade.
Acolhida: À medida que as famílias vão chegando, pedir que um dos membros escreva o sobrenome da família na cartolina (ou papel pardo), com canetão preto.
Oração inicial: O/A catequista dá as boas-vindas e faz a acolhida das famílias com o sinal da cruz. Depois, convida a cantar. (sugestão: Reunidos aqui, para louvar o Senhor)
Enquanto se canta, entra o cartaz com o nome das famílias. Ele é colocado na frente, preso em um quadro ou parede.
Então, as duas ou três pessoas escolhidas para a atividade recebem um canetão, de cores diferentes, e vão ligar os nomes, um a outro, formando uma rede colorida. (Continuar a cantar até que a rede esteja pronta).
Perguntar a todos o que significam as linhas que unem os sobrenomes das famílias. (dar alguns minutos para que falem).
{A rede de famílias representa as relações entre as famílias na comunidade, bem como os elos que formam novas famílias}
Fazer alguns minutos de silêncio, e convidar todos a rezar uma Ave Maria pelas nossas famílias e comunidades.
Ver a Realidade: Perguntar a todos quais os valores e os contra-valores que sobressaem em todas essas famílias, e escrever os valores do lado direito e os contra-valores do lado esquerdo do cartaz.

Julgar e Transformar a Realidade: DINÂMICA DA MOEDA
§  As relações familiares, da forma como acontece hoje, estão conforme a vontade de Deus?
§  O que é preciso fazer para transformar a realidade das famílias hoje?
§  Que compromissos vocês assumem para buscar transformar as relações da família de vocês, tornando-a mais próxima da família ideal, imagem e semelhança de Deus?

Oração final: Concluir o encontro cantando “A Oração da Família” do Pe. Zezinho

DINÂMICA ADAPTADA DE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário