terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Semana Catequética 2019 - 1º Dia: O QUERIGMA NA IVC




Ontem 28/1 às 20h, iniciamos a nossa SEMANA CATEQUÉTICA REGIONAL. Houve participação de catequistas de 7 paróquias de Ferraz de Vasconcelos e de outras paróquias de Poá e Suzano.

Neste 1º Dia, Pe. José Eduardo Ferreira abordou o tema "O querigma na iniciação à vida cristã".

O tema foi escolhido porque muito se fala do Querigma, este 1º Anúncio, anúncio principal da nossa vida na fé. Mas muitas vezes não temos clareza do que se trata.



O modelo de catequese doutrinal já não funciona mais, isso é um fato. As pessoas precisam ser INICIADAS NA FÉ. Ou, como diz Dom Leomar Brustolin, HOJE É PRECISO GERAR A FÉ nas pessoas. Por isso, a evangelização precisa mudar: nós temos que ser testemunhas desta fé. Testemunhas alegres e apaixonadas do imenso amor de Deus!

A exposição do Pe. José Eduardo foi feita com base neste texto, bem didático e explicativo.

O QUERIGMA NA INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ
Não é fácil ter clareza sobre o que é e como realizar o querigma.
Duas posturas a serem evitadas:
  1. Toda pregação do Evangelho já é um primeiro anúncio.
  2. Limitar o “primeiro anúncio” à proclamação da fé calorosa e breve, de tipo querigmático, com o objetivo de suscitar uma conversão imediata.
Na verdade, o querigma se entende ao “primeiro anúncio” dos elementos da fé cristã que, sob formas variáveis e em determinados contextos, torna possível os primeiros passos na fé de pessoas que a desconhecem ou se afastaram dela. 
Recordemos que o querigma é um anúncio direto, profético, testemunhal, que parte da experiência do Ressuscitado.
Deve surgir de uma experiência, até certo ponto, vital e positiva, que não se pode contagiar e compartilhar dela a todo momento:
“Não podemos calar o que vimos e ouvimos, o que as nossas mãos tocaram da Palavra de Vida.” (1 Jo 1,1).
É uma evangelização caracterizada como ponto de partida, que “toca” e mobiliza a pessoa inteira, num processo de busca por aquilo que dá sentido à sua vida.
Os destinatários do primeiro anúncio são: aqueles que se afastaram da fé e si próprio.
Quem anuncia deve também se deixar ensinar por aqueles aos quais se dirige e apreender com eles.
Não se esqueça de que antes de alguém fazer o querigma, será precedido pelo Espírito de Cristo ressuscitado. 
As pessoas que se dispõem a realizar o querigma devem ter feito a experiência do encontro com o Senhor, se entender como suas discípulas e, por isso, são missionárias.
Quem crê anuncia!
Não são pessoas prontas ou “perfeitas” no discipulado, mas membros de uma comunidade, as quais desejam que outros participem da alegria de seguir “o Caminho, a Verdade a Vida”.
Sem comunidade não existe Querigma!
Ninguém se torna cristão sem uma comunidade, nem pode receber um anúncio que não seja para iniciar uma vida comunitária de fé.

AS FORMAS DE REALIZAR O PRIMEIRO ANÚNCIO SÃO MÚLTIPLAS:
  Pode ser de forma narrativa e testemunhal, que é quando quem anuncia narra sua própria história e desperta nos ouvintes o desejo de crer.
  Outra pode ser a forma querigmática, quando quem anuncia proclama a fé cristã de forma breve, inteligente e cativante, tudo ao mesmo tempo,  como ocorreu com o Eunuco ao ouvir a explicação das Escrituras dada por Filipe.
  Pode ter uma forma expositiva, um catecismo para adultos ou uma obra teológica que proporcione um primeiro contato com a fé e acabe suscitando o desejo de crer, como ocorreu com Edith Stein ao ler o livro de Santa Teresa.
  Também pode ser de forma dialógica, por meio de um debate, de um intercâmbio de argumentos entre pessoas que, juntas, se interrogam sobre o sentido da vida e se esforçam para dar razão às suas convicções.
  Igualmente pode ter uma forma litúrgica, como uma homilia que converteu Agostinho ao ouvir Ambrósio na Catedral de Milão.

Embora não seja absolutamente rígido, o querigma é constituído dos seguintes elementos ou passos:

1) O amor de Deus: É preciso ter clareza ao afirmar: “Deus te ama: te acolhe, tu és Dele, Ele quer o teu bem. Ninguém te ama como Ele”

2) O pecado: Na liberdade, todo ser humano tem a tentação de se afastar desse amor fundante. O pecado é a experiência de afastar-se da fonte da vida. O anunciador precisa dizer com segurança:
 “Tu não podes te salvar por ti mesmo: vê a experiência de finitude, a necessidade de ser salvo, de indigência? Como superar o vazio do coração humano diante de tantas experiências que temos ao longo da vida?”;

3) Jesus é a única resposta: “Ele te salvou e perdoou. Nele fomos reconciliados. Ele é nosso caminho, verdade e vida, nosso último sentido. Sua pessoa e sua vida são guias e sentido. Em sua páscoa, encontramos o centro da nossa vida”

4) Fé e conversão: é preciso aceitar o dom da salvação e se unir a Cristo, vê-lo como aquele que nos oferece e se nos oferece como o melhor exemplo de vida, como pessoa realizada, como verdadeira salvação;

5) O dom do Espírito: a promessa é para ti: Jesus continua presente em tua vida pelo seu Espírito; Deus conosco. O Espírito é presença e força de Deus em mim e em ti;

6) A comunidade: Jesus está no irmão: “Cristo não é só para mim ou só para ti, mas para nós.” O encontro com Cristo leva ao encontro com o irmão, nos faz pertencer à família de Cristo: a Igreja.
Finalmente, quem propõe o querigma precisa estar intimamente convencido de que o Evangelho dá sentido a toda sua vida. E deve se sentir como um enviado de Deus.  Considere que a primeira evangelização dirige-se a pessoas que nos escutam livremente. Tudo o que faça pressão ou manipulação leva ao afastamento.  Tenha presente que não interessa tanto pegar no megafone e ir para os centros comerciais “vender” o Evangelho. É muito mais importante estar disponível para tanta gente que procura um sentido, uma esperança, uma espiritualidade. Seja acolhedor! Pondere os métodos variados! Há diferenças de idade, de cultura e de experiência religiosa, as quais devem ser respeitadas. Perceba o momento oportuno! Não tem muito sentido propor o Evangelho a pessoas que dele não querem saber. A essas pessoas, nessa fase, é preferível lançar interrogações capazes de pôr em causa as suas certezas.

FONTE:
Como fazer o Querigma? de Dom Leomar Brustolin em https://www.ivcpoa.com.br/como-fazer-o-querigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário