quinta-feira, 12 de outubro de 2017

DIA DA BÍBLIA 2017

A BÍBLIA é a expressão escrita da Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras. Cabe a nós ouvir esta Palavra e guardá-la no coração. Guardá-la não significa escondê-la, mas tomá-la para orientar nossas ações, de modo a nos aproximar de Deus e levar o Seu amor aos irmãos. As Sagradas Escrituras, junto com a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja, são as fontes da nossa fé católica.
São Jerônimo* (340 d.C. – 420 d.C.) foi personagem importante na história desse livro, que na verdade é uma coleção. Ele traduziu a Bíblia para o latim, língua considerada universal na época, tornando-a acessível aos romanos e, posteriormente, a todos os povos. Este santo é comemorado pela Igreja no dia 30 de Setembro, mês da Bíblia. E por causa deste doutor da Igreja, celebramos o DIA DA BÍBLIA no último domingo de Setembro. Neste ano de 2017, ocorreu no dia 24/9.
Aproveitando a data, fizemos uma GINCANA BÍBLICA com crianças e pais das turmas da catequese de 1ª Eucaristia e encerramos o bloco temático “PALAVRA DE DEUS”.
Iniciamos com um momento de oração, incluindo a entrada da Bíblia. Dividimos as crianças em quatro equipes (com faixas coloridas colocadas em seus pulsos). Os pais que estavam presentes ficaram na mesma equipe de seus filhos, para promover a interação.
Tivemos Grito de guerra, Prova da Bíblia (qual equipe tinha mais Bíblias presentes), Montando frases bíblicas, Descobrindo os Livros da Bíblia e Responda corretamente. O maior objetivo foi que todos pudessem participar e se divertir juntos. Por isso, além dos pontos para os primeiros, também havia pontuação pela realização das provas. Duas equipes empataram e foram premiadas com livrinhos de passatempos bíblicos (como não poderia deixar de ser). E no final, todos foram premiados com pirulitos e as crianças receberam uma lembrancinha referente ao mês da Bíblia.
Para ajudar nesse momento, além dos catequistas das turmas – Eduardo (seminarista), Nana (Gerlane) e Alexandre – convidamos as catequistas Maria Helena Teixeira, Maria de Lourdes Silva e os candidatos a novos catequistas. As catequistas mais experientes atuaram mais na organização, para que os mais novos pudessem participar de maneira ativa, conduzindo as provas.
“Precisamos fazer isso mais vezes!” disse uma criança.
Pode deixar, procuraremos atendê-la! Mesmo porque aprofundar a relação entre crianças e pais é um aspecto de extrema importância para que a criança possa “crescer em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens”.

E neste dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil (e em que também festejamos o Dia da Criança), fazemos esta postagem, a fim de celebrar e divulgar esse alegre momento com as crianças e suas famílias na Igreja.
________
* Referência bibliográfica:
CANÇÃO NOVA, São Gerônimo e o dia da Bíblia in https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/sao-jeronimo-e-o-dia-da-biblia/

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário