A CRUZ é sinal da nossa fé, pois expressa o amor misericordioso de Deus, “fonte de todas as bênçãos e graças”. Por isso, já a alguns anos fazemos a entrega da cruz aos crismandos do 2º Ano.
No domingo passado, 27/02/2016 (3º Domingo da Quaresma), os crismandos tiveram um encontro especial sobre o símbolo da CRUZ (com o Moacir) e a receberam, na missa das 11h. (A missa estava bem cheia, pois também houve Batismo de crianças!)
Que todos os cristãos aprendam a valorizar a cruz e a sua própria fé!
ANEXO: Rito da Entrega da Cruz aos Crismandos
OBSERVAÇÕES INICIAIS:
1) Anteriormente, marcamos a data com o padre e passamos para a equipe de animação, que escolheu o canto (e mandamos para o telão). As cruzes foram amarradas em grupos (para não embaraçar) e dispostas nas cestas, de onde as catequistas pegavam e entregavam aos crismandos.
2) Separamos os bancos para os crismandos que iriam receber a cruz. Não houve entrada solene, porque a missa já estava bastante cheia, devido aos batismos.
APÓS A HOMILIA, O PADRE FEZ A CELEBRAÇÃO DA ENTREGAR A CRUZ.
BÊNÇÃO SOBRE AS CRUZES
(DIR:) OREMOS: Senhor, Pai Santo, que fizestes da cruz do vosso Filho a fonte de todas as bênçãos e a origem de todas as graças, olhai com bondade para nós, vossos servos, que apresentamos estas cruzes como sinal de nossa fé e concedei-nos que, vivendo na terra, sempre unidos ao mistério da Paixão de Cristo, alcancemos no Céu as alegrias eternas da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
(Aspersão das cruzes)
(DIR:) Que a cruz de Cristo ajude vocês a suportar com dignidade cristã as cruzes de suas vidas! Nas angústias, seja consolo. Nos momentos de desânimo, seja sua fortaleza. Nas horas de desespero, seja seu conforto. Nos momentos de crise de fé, seja a sua força!
(Entrega das cruzes) Canto:
Eu venho do sul e do norte/ do oeste e do leste, de todo o lugar./ Estrada da vida eu percorro, levando socorro a quem precisar./ Assunto de paz é meu forte,/ eu cruzo montanhas e vou aprender./ O mundo não me satisfaz, o que eu quero é a paz o que eu quero é viver.
NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ, NO MEU CORAÇÃO, O QUE DISSE JESUS. (BIS)
Eu sei que eu não tenho idade da maturidade de quem já viveu,/ mas sei que eu já tenho a idade de ver a verdade o que eu quero é ser eu./ O mundo ferido e cansado de um triste passado de guerras sem fim./ Tem medo da bomba que fez, a fé que desfez mas aponta pra mim.
Eu venho trazer meu recado, não tenho passado, mas sei entender./ Um jovem foi crucificado/ por ter ensinado a gente a viver./ Eu grito ao meu mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz./ Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus.
(DIR:) Oremos: Deus, Todo-Poderoso, que pela cruz e ressurreição de vosso Filho destes a vida ao vosso povo, concedei que estes vossos servos e servas, marcados com o sinal da cruz, seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida a graça da vitória da cruz e a manifestem por palavras e gestos. Por Cristo, nosso Senhor.
(Todos:) AMÉM.
(Segue a missa, como de costume.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário