Ontem, as irmãs Vilma e Teresa (Fraternidade das Servidoras da Palavra de Deus - Poá) realizaram uma Manhã de Formação para catequistas na Paróquia Nossa Senhora da Paz, sobre o Processo catecumental na catequese, nova metodologia que será utilizada na paróquia a partir desse ano, por estar de acordo com as orientações da Igreja no Brasil - Diretório Nacional de Catequese, Documento de Aparecida (V CELAM), Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (2011-2015), etc.
O processo catecumenal não se confunde com o catecumenato das primeiras comunidades, mas se inspira em seu caminho de iniciação na fé. É uma catequese que acompanha o ritmo e os tempos da liturgia da Igreja, agregando a simbologia, a vivência e os ritos do catecumenato. Esses ritos marcam as fases da catequese e são momentos que convidam a um mergulho nos mistérios que são celebrados – e um contínuo aprofundamento da Palavra de Deus na vida.
Essa metodologia vai se construindo ao longo do processo. Aos poucos, vai tomando o nosso coração e exigindo mudanças na nossa vida, transformando-a numa vivência cristã de fato.
O Padre José Eduardo aproveitou o momento em que estávamos reunidos, para nos chamar alertar que catequese não é “nossa”, é da Igreja. Por isso, não podemos fazer as coisas “da nossa cabeça”. Já que prestamos um serviço pastoral à Igreja dessa localidade (Paróquia, Diocese), precisamos caminhar dentro das diretrizes estabelecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário