No encerramento da Novena de Natal, fizemos a seguinte reflexão sobre o Advento, utilizando trechos de musicas próprias desse Tempo litúrgico.
• O ADVENTO é o início do Ano Litúrgico, o ano da Igreja. É tempo de preparação, expectativa e preparação para a vinda do Salvador. É tempo de olharmos para o nosso coração e revermos nossas ações. Por isso, a cor que simboliza essa época é o roxo e não rezamos o Glória, guardando-o para ser proclamado solenemente na festa do Natal. “Vem, Senhor, vem nos salvar! Com teu povo, vem caminhar. (bis) Tu marchas à nossa frente, és força, caminho e luz. Vem, logo salvar teu povo! Não tardes, Senhor Jesus!”
• O nome Jesus significa Deus salva. “Vigiai!” com alegria e dedicação. “Convertei-vos!” e preparai-vos com seriedade. “Alegrai-vos!” porque sois o povo de Deus, a sua videira. “Arrancaste do Egito esta videira e expulsaste muita gente pra plantá-la. Diante dela, preparaste terra boa. Vinde logo, Senhor, vinde depressa pra salvar-nos!”
• A simplicidade em que Jesus assume seu nome (Lc 1,31), nasce e vive é a demonstração da grandeza do amor de Deus pela humanidade. “Deus ama o pobre e se fez pobre também! Desceu à terra e fez morada em Belém!”
• O anúncio da vinda do Senhor é feito no Antigo Testamento, desde o tempo do profeta Isaías. “O Senhor está pra chegar, já se cumpre a profecia. E o seu Reino então será liberdade a cada dia!/ Das alturas orvalhem os céus e das nuvens que chova a justiça! Que a terra se abra ao amor e germine o Deus Salvador!”
• Já no tempo de Jesus, João Batista é a “voz que clama no deserto”: “Preparai o caminho! (bis) Preparai o caminho do Senhor!”
• E no SIM de Maria, Deus tem o ambiente ideal para nascer e nós, um modelo de dedicação e coragem a seguir: “Um coração que era sim para vida, um coração que era sim para o irmão, um coração que era sim para Deus: Reino de Deus renovando esse chão!”
• “Venha a nós, o vosso Reino”. Jesus nos mostra que o tempo de Deus já chegou: o tempo de Deus reinar é hoje, agora, no meio de nós, diante dos grandes e dos pequeninos, da riqueza e da pobreza, da fortaleza e da fraqueza: “assim na terra como no céu”. É por isso que nos reunimos, damos graças e partilhamos nossos dons: para o Reino de Deus nascer e crescer entre nós!
Um Feliz e Santo Natal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário