De 15 a 22 de Agosto estamos vivendo o Congresso Eucarístico da Diocese de Mogi das Cruzes.
A programação consta de eventos nas comunidades, igrejas matriz e encontros diocesanos em Mogi das Cruzes.
No dia 18, participamos da palestra “Celebração do Domingo: reconheceram Jesus ao partir do pão”, com o Professor Mathias. Esse reconhecimento está pautado em três fundamentos: Evangelização, Oração e Missão (prática). Para todos esses fundamentos, a presença do Pão merece destaque: é símbolo da liberdade, da justiça e da presença de Jesus. Partir o pão é a própria morte de Jesus, que se transforma em alimento da nossa Salvação. Multiplicar o pão indica o sentido da nossa missão: sair para junto do povo.
“Dai-lhes vós mesmos de comer”. Atendemos a esse apelo quando nosso coração arde de paixão (sente compaixão), cuida que haja bons evangelizadores e que se ensine o povo. Atendemos a esse apelo, quando reorganizamos o povo (em grupos menores, para melhor atendê-lo) e revemos criticamente o que temos para partilhar.
“Dai-lhes vós mesmos de comer”. O que os discípulos dispõem para ser partilhado são cinco pães e dois peixes. Os cinco pães correspondem ao Pentateuco e os dois peixes aos livros dos Profetas e da Sabedoria, que compunham as Sagradas Escrituras, na época.
O gesto de Jesus em Emaús é o mesmo da multiplicação dos pães: tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu-o a seus discípulos. “Façam isso em memória de mim.” É assim que que Jesus é reconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário