quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

Do dia 25 de dezembro até o dia da Epifania, vivemos o tempo do Natal, na Igreja. Tempo de celebrar mais intensamente o mistério da encarnação, com o nascimento do menino Deus.
Nos oito dias (oitava) que sucedem o Natal, os textos liturgicos refletem essa realidade, comemorando também a "Sagrada Familia" (1º Domingo depois do Natal) e a solenidade de "Maria, mãe de Deus" (1º de Janeiro), além da própria festa da Epifania (2º Domingo após o Natal).
Uma música, para ajudar a reflexão...
"Estou pensando em Deus, estou pensando no amor. (bis)
Tudo seria bem melhor, se o Natal não fosse um dia, e se as mães fossem Maria, e se os pais fossem José, e se a gente parecesse com Jesus de Nazaré."
Um Feliz e abençoado Natal a todos! E um bom Ano Novo, no amor, na justiça e na paz de Nosso Senhor!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Advento: preparando a chegada do Natal

Anúncio e preparativos para
Deus Filho que vem
Viver perto de nós
Ensinando-nos a permanecer
No caminho que leva ao Pai
Todo Poderoso e a sermos guiados com
O Santo Espírito.

Começa num Domingo, 4 semanas antes do Natal.
A cor roxa é sinal da atitude de mudança de vida, de expectativa e conversão.
Com Jesus, nasce a esperança de uma Vida Nova, onde transborda o amor e a justiça de Deus.
E para preparar a vinda do Messias, Deus envia João Batista, que nasce de um casal de idosos para ser o último profeta antes da vinda de Jesus. João é aquele que prepara a vinda do Messias, anuncia que se aproxima a sua chegada e aplaina os caminhos para o Senhor, pregando a justiça e batizando a quem se converte.
"Bendito seja o Senhor Deus de Israel! Que compreendeu nossa dor e nos amou e nos libertou!" (Lc1,68)

domingo, 7 de novembro de 2010

Assembleia de Catequistas 2010

Olá, catequistas!
Hoje pela manhã realizamos nossa assembleia de catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Paz.
Após o acolhimento (com lanche comunitário), nos reunimos para avaliar a caminhada deste ano e pensar em 2011. Apresento as primeiras anotações...
Primeiro, divididos em dois grupos, respondemos às seguintes questões:
1 – Qual o maior obstáculo que você encontra na catequese hoje?
• Falta de compromisso com a catequese, por parte dos catequizandos e pais. Participação dos pais na vida das crianças e na catequese. Sugestão: Procurar conhecer a família do catequizando (pai/mãe, casados/separados, etc.) e a sua realidade.
• Encontros diferenciados fora da Igreja. Sugestão: Integração do crisma com a PJ.
• Participação das missas. Sugestão: Esclarecimento sobre o significado da missa.

2 – Pais como trabalhar com eles?
• Formação para os pais, para ajudar o acompanhamento dos filhos diante dos desafios do mundo de hoje.
• Encontros dos pais com o padre, como os que já foram feitos nas turmas da N. Sra. Paz, para os pais terem mais contato com o padre e mais oportunidade de evangelização.
• Retiro com os pais, trazendo testemunhos de vida de outras famílias para mostrar a realidade e o prazer de viver com Deus dentro de casa.

3 – Sendo a catequese um processo de educação na fé. Como fazer com que os catequizandos vivenciem esse processo em família e no dia a dia?
• Relacionar constantemente a vivencia dentro da Igreja com a vida fora da Igreja (fé e vida).
• Participação mais ativa na Igreja.
• Trazer as famílias para a Igreja, para dar continuidade da catequese em casa.
• Sugestão: Missa para as crianças pelo menos uma vez ao mês (piloto); dando certo todo o domingo na missa das 11:00 hs.

Depois, em grupos novamente, refletimos sobre o Documento de Aparecida (DA 295 a 298), que no fundo legitimava as necessidades que levantamos nos questionamentos anteriores.
Em seguida, fizemos grupos por etapas (1-Catequistas de crianças e 2-Catequistas de Jovens e Adultos) para refletir sobre a Programação 2011 e verificar sugestões. Na verdade, esse calendário de atividades, sempre está sujeito a alterações (mais do que gostariamos), procurando atender às necessidades dos catequizandos e às orientações da Igreja (que tem uma programação bem intensa, com a graça de Deus!).

Os catequistas solicitaram mais encontros com todos os catequistas da Paróquia, para a troca de experiencias. Marcamos os encontros para a 3ª Sexta-feira dos Meses de Fevereiro, Maio e Agosto (é uma previsão, a confirmar). Em Novembro, já haverá nova Assembleia, como é de costume - a sugestão é que seja na Comunidade Santa Cecília. (Após aprovação paroquial, coloco o Calendário 2011 aqui no Blog.)
Por fim, encerramos a Assembleia com a bênção do pároco, Padre José Eduardo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Oficinas na Comunidade Santa Cecília

No domingo 17/10, os catequistas da Comunidade Santa Cecília realizaram Oficinas diversas para crianças da catequese e demais interessados. Houve oficinas de: fantoches, moda, desenho, resgate, culinária, além de pintura nas crianças (rosto ou braço), atendimento de enfermagem (medição de pressão), cabelereiro (corte e penteado) e manicure. Tb houve oficina de reza do terço (muito importante!). Os monitores das oficinas são pessoas da comunidade. Foi um dia bem animado! Parabéns a todos que participaram!

sábado, 2 de outubro de 2010

O Livro de Jonas

Nos dias 27 e 28 de Setembro, houve formação bíblica, com o Pe. Claudionir , pároco da catedral de Santana – Mogi das Cruzes. No dia 28, ele tratou do livro de Jonas, um profeta do Antigo Testamento.
Para começar, esclareceu que profeta não é um adivinhador, mas um anunciador da Salvação, que crê que Deus não abandona o seu povo.
O livro de Jonas apresenta 4 capítulos e tem forte sentido catequético, de edificar o povo de Israel. Também apresenta dimensão missionária, levando o amor de Deus para além do povo hebreu.
A história de Jonas tem algumas passagens fantásticas (como o peixe que engoliu Jonas, dentro do ventre do qual o profeta ficou três dias, antes de ser vomitado na praia, em Níneve, destino do qual estava fugindo) para transmitir a mensagem do Amor de Deus pela humanidade.
Esse livro denuncia o particularismo da nossa fé. Julgamos que Deus é exclusivo das pessoas da Igreja, mas Ele é o Pai de toda a humanidade. Somos o filho mais velho, da parábola do filho pródigo (Lucas 15, 11-32), que não compreende a grandeza do amor misericordioso de Deus, que edifica, que cria a humanidade e o mundo (a partir do nada).
A narrativa de Jonas se passa no mar, lugar da confusão e da fúria, do caos e da morte, prefigurando a vida, morte e ressurreição de Cristo, em sua passagem na humanidade.
Cristo diz que “nenhum sinal será dado, a não ser o sinal de Jonas” (Lucas 11,29 ou Mateus 12, 39), denunciando a nossa falta de fé, no lugar do acolhimento, do diálogo, o que é o sinal de "ser católico".
(Encerrando a palestra, o Pe. José Eduardo convidou a todos para a próxima, a ser realizada no dia 26/10, quarta-feira, também às 20h.)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Apelo pela Vida

Recebemos em reunião na Igreja e por e-mail, um "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", apresentado pelos Bispos representantes do Regional Sul 1, da CNBB. O documento pode ser lido em: http://www.cnbbsul1.org.br/ , clique em "Pastorais e Organismos", clique em "30 - Comissão em Defesa da Vida", clique em "Carta da Presidência CDV", leia a carta na íntegra e reflita antes de votar.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Festa da Primavera

Será nos dias 11 e 12/9 na Paróquia Nossa Senhora da Paz - Ferraz de Vasconcelos, em prol da "nova  Igreja" que está em construção. Nos dois dias, haverá quermesse e bingo.
No Sábado 11/9, haverá apresentações com as turmas de catequese.

Em Outubro, queremos inaugurar a igreja nova.

Venham participar e prestigiar a nossa festa!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CONGRESSO EUCARISTICO DIOCESANO: Eucaristia, força e vida dos discípulos missionários

Hoje, Dom Airton abriu o momento nos chamando a atenção que devemos ter a consciência de que a Eucaristia precisa ser uma necessidade do cristão. Afinal, na Eucaristia é Jesus que se entrega para nos salvar...
Em seguida, participamos da palestra “Eucaristia, força e vida dos discípulos missionários”, com o Monsenhor Claudionir.
O sacerdócio é caracterizado em Melquisec (Gn 14,18-20), rei de Salem, que apresenta pão e vinho, e é considerado rei de justiça (Gn 14, 18-20). “Por Cristo, com Cristo e em Cristo”, o sacerdócio fica intimamente ligado à Eucaristia.
Jesus Cristo não nasce na linhagem dos sacerdotes, mas da tribo de Judá, isto é, não tinha tradição ritual. A Eucaristia é que faz de Jesus sacerdote, devido à sua oferta: Jesus se entrega plenamente à vontade do Pai.
A morte de um homem justo e bom na cruz era um escândalo! Afinal, era essa a condenação dos piores criminosos. E Jesus Cristo aceita essa condição, não a rejeita, embora não a deseje: “Pai, se for possível, livra-me desse cálice. Mas que seja feita a sua vontade!” O que o Filho mais deseja é fazer a vontade do Pai: é essa a oferta agradável a Ele. É essa oferta que o Pai deseja, é essa oferta que nos salva. O sacrifício eucarístico é composto de três dimensões: Ação de graças, Memorial e Presença.
O coração dos sacramentos e o coração de tudo é a Eucaristia, que: 1) Aumenta a nossa união com Deus. 2) Nos repara do pecado. 3) Faz a Igreja. 4) É Unidade dos cristãos.

CONGRESSO EUCARISTICO DIOCESANO: Reconheceram Jesus ao partir do pão

De 15 a 22 de Agosto estamos vivendo o Congresso Eucarístico da Diocese de Mogi das Cruzes.
A programação consta de eventos nas comunidades, igrejas matriz e encontros diocesanos em Mogi das Cruzes.
No dia 18, participamos da palestra “Celebração do Domingo: reconheceram Jesus ao partir do pão”, com o Professor Mathias. Esse reconhecimento está pautado em três fundamentos: Evangelização, Oração e Missão (prática). Para todos esses fundamentos, a presença do Pão merece destaque: é símbolo da liberdade, da justiça e da presença de Jesus. Partir o pão é a própria morte de Jesus, que se transforma em alimento da nossa Salvação. Multiplicar o pão indica o sentido da nossa missão: sair para junto do povo.
“Dai-lhes vós mesmos de comer”. Atendemos a esse apelo quando nosso coração arde de paixão (sente compaixão), cuida que haja bons evangelizadores e que se ensine o povo. Atendemos a esse apelo, quando reorganizamos o povo (em grupos menores, para melhor atendê-lo) e revemos criticamente o que temos para partilhar.
“Dai-lhes vós mesmos de comer”. O que os discípulos dispõem para ser partilhado são cinco pães e dois peixes. Os cinco pães correspondem ao Pentateuco e os dois peixes aos livros dos Profetas e da Sabedoria, que compunham as Sagradas Escrituras, na época.
O gesto de Jesus em Emaús é o mesmo da multiplicação dos pães: tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu-o a seus discípulos. “Façam isso em memória de mim.” É assim que que Jesus é reconhecido.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Catequese e Liturgia

Com muita alegria, participamos do Curso "Catequese e Liturgia" com o Professor Gabriel Frade (Faculdade Paulo VI) e o Antonio Caldeira (da Comunidade Santa Cecília). Aprendemos um pouco sobre a integração essencial entre esses dois importantes aspectos da nossa Igreja.

Na Terça 20/7, houve uma introdução ao tema, lembrando a necessidade de unir SABOR ao SABER, pois a Boa Notícia que trazemos é a VIDA, a Vida Nova em Cristo! Algumas anotações:
  • Quando o profeta Ezequiel fala sobre os "ossos ressequidos", sobre o pecado, fala sobre nós mesmos, com os nossos pecados. E mostra que o Senhor é o Deus do Amor, que gera a Vida, e fonte de Santidade.
  • O AMOR é o que nos move além de nossa possibilidades. Se eu, que sou humano, sou capaz de amar meu filho e fazer coisas que, por mim mesmo, eu não seria capaz, quem dirá Deus?
  • Reflexão: Que tipo de celebrante você é?
    Robô? Incomunicável? Folclórico? Arqueológico? Descuidado?
  • Indicação de leitura: Firmino e Libério - pílulas litúrgicas
Quarta 21/7, recordamos que "conhecer a história dá sentido à vida", a partir de símbolos da nossa fé.
  • SAL: sua função é desfazer-se.
  • LUZ: nosso Sol é Cristo. "É preciso que Cristo cresça e eu diminua." 
  • FERMENTO: um pouquinho basta para fazer crescer a massa.
Quinta 22/7, Antonio nos falou sobre o Tríduo Pascal na Semana Santa, que começa no "Domingo de Ramos", quando recordamos o povo acolhendo Jesus em Jerusalém, cantando "Hosana nas alturas". Apresenta tb a "Missa dos Santos Óleos", em que o bispo abençoa todos os óleos que serão utilizados para a administração dos sacramentos, representando a nossa união com a Igreja particular (Diocese) e toda a Igreja - na Diocese de Mogi das Cruzes costuma ocorrer na Quinta-feira pela manhã.
O Tríduo Pascal propriamente dito começa na Quinta-feira Santa, com a Missa de Lava-pés, em que a Liturgia destaca a Humildade, a Partilha e o Novo Mandamento do Amor anunciado por Cristo. Continua na Sexta-feira da Paixão, que nos recorda o imenso amor de Deus e sua entrega na cruz, apesar de nossos pecados. E tem seu ponto alto na Vigília Pascal, celebrando a visa nova em Cristo.

Sexta 23/7, Prof. Gabriel utilizou imagens e simbolos para nos ajudar a aprofundar a nossa fé. Por exemplo, a Água no momento da Criação. Como a água, precisamos ser sem forma, para nos moldarmos em Cristo.
.

domingo, 4 de julho de 2010

Festa da Padroeira

Dia 30/6, iniciamos a novena de Nossa Senhora da Paz. As missas da Festa ocorrem nos seguintes dias e horários: Dom 04/7, às 19h, em seguida haverá a Quermesse. Seg 05/7 a Sex 08/7, às 19h30. Dia 09/7, haverá a Procissão, antes da Missa, que ocorrerá às 19h30. Sáb 10/7 e Dom 11/7, a missa Festiva será às 19h, em seguida ocorrerá a Quermesse.
Prestigie a Festa religiosa (com as missas e procissão) e a Quermesse! Deus abençoe!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CATEVIDA

De Sexta (28/5) até Ontem (30/5) tivemos o CATEVIDA - Oficina de Dinâmicas, no salão paroquial, com as irmãs Rosely e Jacy, Missionárias de Jesus Crucificado. Participaram 24 catequistas, sendo 20 da Paróquia N. Sra. Paz (Ferraz), 3 da Paróquia S. Francisco (Ferraz) e 1 da Paróquia São José Operário (Jundiapeba - Mogi). Vencidos os problemas com os equipamentos de som, o CATEVIDA foi bem dinâmico e participativo, com dinâmicas que nos ajudam a nos conhecer melhor e a refletir sobre nossos sentimentos e relacionamentos, enfim sobre nosso olhar diante do outro e diante de Deus. O CATEVIDA nos deu novo fôlego, novo ânimo para prosseguir a caminhada! Para quem quiser fazer contato com as irmãs, o telefone é: (11) 3924-0020, quarta e quinta à tarde.

sábado, 8 de maio de 2010

Dia das Mães

Hoje ocorreu o Jantar do Dia das Mães, realizado pela Pastoral Familiar. Amanhã, dia 09/5, rezaremos o terço com os catequizandos e as mães, das turmas de catequese da Comunidade N. Sra. da Paz, às 9h30, no salão paroquial.
Parabéns a todas as mães!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Batismo das Crianças e Jovens da Catequese

No próximo Domingo 02 de Maio, às 9h30, no salão paroquial, será realizado um Encontro para pais e padrinhos das crianças e jovens que estão na catequese e ainda não receberam o Batismo, organizado pela Equipe do Batismo da Matriz.
De acordo com as fichas feitas nas turmas de catequese das comunidades N. Sra. Paz, Santa Cecília e São Marcos, são cerca de 18 catequizandos que precisam ser batizados, da N. Sra. Paz e S. Cecília - não há casos na S. Marcos. (Maiores informações com Geraldo e Marilena.)

Primeira Comunhão e Crisma

No dia 4 deste mês, Domingo de Páscoa, na missa das 11h, houve a Primeira Comunhão de 4 jovens e 12 adultos, na Paróquia Nossa Senhora da Paz.
E no dia 18/4, às 8h, nosso bispo diocesano Dom Airton José dos Santos veio celebrar a Missa com a Crisma de jovens e adultos da Comunidade da Matriz N. Sra. da Paz.

domingo, 28 de março de 2010

Semana Santa na Paróquia N. Sra. Paz

Hoje, Domingo de Ramos, tem início a Semana Santa. Pela manhã, as comunidades se reuniram na quadra, onde houve bênção dos ramos e proclamação do evangelho. Seguimos em procissão até a Igreja matriz, onde houve a missa. Na Segunda (29) às 19h30, haverá Missa seguida da Via Sacra. Na Terça (30) também às 19h30, haverá Missa seguida de Confissões. Na Quarta (31) às 19h30, a Procissão do Encontro: as mulheres saem da Paróquia N. Sra. Fátima (V. Correia) e os homens saem da Paróquia N. Sra. Paz, encontrando-se na Comunidade Santa Rita (Jd. Castelo). Na Quinta (01/4), Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés às 20h, seguida de Adoração até a meia-noite. Na Sexta (02), haverá Confissões às 9h, Celebração da Paixão às 15h e Procissão do Senhor Morto às 19h (saindo da Paróquia N. Sra. Paz). No Sábado (03), a Vigília Pascal será às 20h. No Domingo (04), a Missa da Ressurreição do Senhor às 8h, 11h e 19h (como de costume). Participe das celebrações da Semana Santa e aprenda na comunidade a viver melhor a sua fé!

terça-feira, 16 de março de 2010

Retiro de Catequistas

Domingo 14/3, foi realizado o Retiro Paroquial de Catequistas, depois da missa das 8h. O retiro teve pregação do Padre José Eduardo e dos seminaristas Muller e Luiz Ricardo. Um aspecto bastante trabalhado foi quanto à MISSÃO, identidade e tarefa de toda a Igreja.

O que é ser missionário?
• Ser catequista não só na Igreja, mas também na família; • Servir; • Nos deixar evangelizar; • Sair de mim mesmo, transformar-me em discípulo de Jesus Cristo.
O missionário é aquele que não tem medo, que não fica esperando as coisas acontecerem para acolher o irmão e pregar a palavra de Deus. * É a missão que alimenta a missão. *

Leituras para o Deserto. 1º Momento: Mateus 28, 18-19; 2º Momento: João 15, 1-8; João 10,10.

Reflexão: Nós somos os ramos dessa grande videira que é Cristo. E Deus quer que cresçamos, que tenhamos vida em abundância. Por isso nos poda, em momentos como este Retiro, momentos oportunos.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Manhã de Formação 31/01/2010

Foi o 1º Encontro de Catequistas de 2010. Após a missa das 8h, iniciamos com a Oração do Ano Catequético, que nos chama a ser “discípulos e missionários de Jesus Cristo”, em comunhão com o Documento de Aparecida (2006). O Padre José Eduardo esteve presente logo no início e nos alertou que nossa prioridade como Igreja deve ser ATINGIR OS PAIS.
A teóloga Fabiana Sousa (aluna da Faculdade Paulo VI) abordou o tema “A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA NA VIDA DO CATEQUISTA”. O discipulado acontece a partir do encontro com uma pessoa. Portanto, a catequese deve ser O ENCONTRO COM A PESSOA DE JESUS CRISTO. Esse encontro vem do interesse e da opção por essa pessoa, por sua mensagem e sua vida (conversão). Depois, vem uma vontade de estar junto, de conhecer. É aí que entra a catequese: para ajudar a conhecer a pessoa Jesus Cristo e sua vida. Como aprendemos isso? Através do Pão da Palavra (Bíblia) e do Pão da Eucaristia (Liturgia). Com esse Pão, que é o próprio Jesus Cristo, conhecemos melhor a pessoa de Jesus Cristo e seus ensinamentos, para podermos segui-lo na nossa vida diária. E já que o nosso tema é a Bíblia, uma dica é nos alimentarmos da Palavra através da LEITURA ORANTE da Bíblia. (Inclusive há um grupo que se reúne na Paróquia, no 3º Domingo de cada mês, para praticá-la.)
O 2º assunto do dia foi a CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010, com o tema “ECONOMIA E VIDA” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, com o Ricardo Pereira Fungashi (aluno de Filosofia). Fomos chamados a analisar o cartaz da Campanha, especialmente a vela apresentada. A vela de dinheiro é mais atraente, mas é a mais duradoura, a que vai me trazer a felicidade, a luz? Também fomos questionados sobre a Economia que utilizamos em nossa vida: QUAIS OS VALORES QUE PRIORIZAMOS? OS VALORES DE JESUS CRISTO OU OS VALORES DO MUNDO?

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Formação de Novos Catequistas 2010

Início: 31/1, das 8h às 12h (começa com a missa).
Oficinas CATEVIDA *ATENÇÃO: ADIADO PARA MAIO *
Temas: DOM 21/2, 28/2 e 07/3, das 9h às 12h.
Retiro: DOM 14/3, das 8h às 17h.
Inscrições: na Secretaria Paroquial; ou aos Domingos, com os catequistas.

Feliz 2010!

Que Deus abençoe este ano, para que possamos produzir frutos de paz, justiça, misericórdia, fraternidade e fé!