segunda-feira, 12 de março de 2018

ENTREGA DA CRUZ 2018

Vitória, tu reinarás! Ó cruz, tu nos salvarás!
No mundo de hoje, a fé precisa ser gerada nas crianças, jovens e adultos que buscam os sacramentos. Não vivemos mais na época de cristandade, onde todos nascem em ambiente cristão. O mundo oferece muitas opções, muitos recursos... As pessoas buscam a Deus, mas tem estão muito confusas, cheias de incertezas. Por isso, a Igreja (= comunidade) é chamada a anunciar e reafirmar as razões de sua fé. Por isso, hoje a catequese propõe um itinerário de iniciação, que introduza os catequizandos na comunidade cristã e no caminho da fé.
A cruz é um símbolo da nossa fé, do amor infinito de Deus por nós. É Ele quem nos dá o maior exemplo de amor, disponibilidade, humildade e misericórdia. A cruz é a nossa marca, nossa identidade de cristão, porque revela nossa origem, à imagem e semelhança de Deus.
Todos nós temos as nossas cruzes, mas é a partir da superação de nossas fraquezas, nossas limitações, nossas vontades imediatas que geramos e alimentamos a nossa fé.
"Cristo morreu na cruz, porque nos ama, porque nos quer bem. E isso não muda, nem ontem nem hoje. Claro, você vai ter que mostrar isso para seus filhos e aos nossos adultos, através do exemplo." Foi como nos explicou o Pe. José Eduardo hoje na missa, antes da entrega da cruz.
Assim, neste 4º Domingo da Quaresma, fizemos a entrega da cruz, na missa das 11h. No início da homilia, Pe. José Eduardo chamou os catequistas (pelo nome) e os catequizandos de cada turma a ficarem de pé. Cada turma, foi acolhida com uma salva de palmas.
Antes do rito da cruz, porém, o padre fez duas orações de exorcismo, para proteger e libertar os catequizandos de todos os males. E aqui estão nossas anotações sobre o rito...

PREPARATIVOS:
Os catequistas - Moacir, Geraldo e Vania, Cida e José Carlos, Edna, Deusa e Carlos Eduardo - fizeram a relação dos catequizandos e providenciaram a cruz para todos eles. E nas salas, os catequizandos receberam de seus catequistas a catequese sobre a cruz.
1. Separamos os bancos para todos os catequizandos. (A ideia inicial era que os pais ou introdutores os acompanhassem, mas eles chegaram depois.) 2. Combinamos o canto com a equipe de animação. 3. Mudamos a resposta das preces no telão. 4. O padre preparou comentário e preces especiais para esta missa. Entregamos para o padre os nomes dos catequistas das turmas presentes. Não houve entrada solene.

Comentário Inicial da Missa - 4º Domingo da Quaresma - Laetere - Ano B
Irmãos, hoje celebramos a alegre expectativa pela aproximação da Festa da Páscoa. E nesta celebração, nossos catecúmenos vão receber a cruz, que é a marca de nossa identidade com Deus. Que este rito produza em nós a alegria da consciência de que o amor de Deus por nós é gratuito: dá-se simplesmente, para que participemos de Sua vida plena. Com entusiasmo, iniciemos a Santa Missa.

1º Exorcismo (adaptado do RICA* 164. O padre convida os introdutores e todos os presentes erguerem a mão em direção aos eleitos, e faz a seguinte oração:)
PADRE: Oremos. Pai de misericórdia, por vosso Filho vos compadecestes da samaritana e, com a mesma ternura de Pai, oferecestes a salvação a todo pecador. Olhai em vosso amor estes vossos filhos que desejam receber os sacramentos da eucaristia, da crisma e do batismo, a adoção de filhos: que eles, livres da servidão do pecado e do pesado jugo do demônio, recebam o suave jugo de Cristo, a sua cruz. Protegei-os em todos os perigos a fim de que vos sirvam fielmente na paz e na alegria e vos rendam graças para sempre. 
TODOS: Amém.

(Bênção sobre as cruzes)

PADRE: Oremos. Pai de bondade, nós vos suplicamos, pela vossa misericórdia, que abençoeis essas cruzes que vamos usar, sinal de nossa pertença a vós. Isto vos pedimos, por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: Amém.

(Aspersão das cruzes)

2º Exorcismo (adaptado do RICA* 171).
PADRE: Oremos. Pai de infinita misericódia, que destes ao cego de nascença a graça de crer em vosso Filho e de alcançar pela fé o vosso reino de luz, fazei com que os vossos eleitos aqui presentes sejam libertados das ilusões que os envolvem e os cegam e concedei-lhes de olhos fixos na verdade, tornarem-se para sempre filhos da luz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: Amém.

Entrega da cruz, pelos catequistas (acompanhada pelo canto).
___________________________________________
* RICA. Ritual de iniciação cristã de adultos (tradução portuguesa para o Brasil da edição típica). Paulus, 2004.
CANTO: Eu venho do sul e do norte/ do oeste e do leste, de todo o lugar./ Estrada da vida eu percorro, levando socorro a quem precisar./ Assunto de paz é meu forte,/ eu cruzo montanhas e vou aprender./ O mundo não me satisfaz, o que eu quero é a paz o que eu quero é viver.
NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ, NO MEU CORAÇÃO, O QUE DISSE JESUS. (BIS)
Eu sei que eu não tenho idade da maturidade de quem já viveu,/ mas sei que eu já tenho a idade de ver a verdade o que eu quero é ser eu./ O mundo ferido e cansado de um triste passado de guerras sem fim,/ tem medo da bomba que fez, a fé que desfez mas aponta pra mim.

Eu venho trazer meu recado, não tenho passado, mas sei entender./ Um jovem foi crucificado/ por ter ensinado a gente a viver./ Eu grito ao meu mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz./ Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus.
(Segue a missa, como de costume.)

ORAÇÃO DOS FIÉIS:
A resposta é: - Senhor, escutai a nossa prece!
1-    Pelo santo padre, o papa Francisco, para que seja fiel em sua missão, que continue dando ao mundo um fecundo testemunho de oração e empenho em favor da paz e da superação de todas as formas de violência, rezemos ao Senhor.
2- Inspirai Senhor os catequizandos, para que com generosidade e disponibilidade, acolham vossa vontade, rezemos ao Senhor.
3-    Fazei Senhor que nossa comunidade, unida pela oração e assinalada pela cruz, seja exemplo de vida para estes catequizandos, rezemos ao Senhor.
4- Por todos nós aqui reunidos, para que neste tempo santo da Quaresma, nos aproximemos mais da luz de Cristo e pratiquemos o que é bom aos olhos de Deus, rezemos ao Senhor.
_________________
OUTRAS REFERÊNCIAS:
6) Os ritos e entregas na catequese de iniciação à vida cristã. http://www.catequistasemformacao.com/2014/02/os-ritos-e-entregas-na-catequese-de.html
12) Ritos e celebrações na catequese – parte IV. http://www.catequistasemformacao.com/2014/01/ritos-e-celebracoes-na-catequese-
parte_12.html
13) Ritual de iniciação cristã de adultos (versão portuguesa). http://www.liturgia.pt/rituais/RICA.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário