Formação para
catequistas 04-10-2014
Desafios na Catequese de Crisma
1) MOTIVOS QUE LEVAM
OS JOVENS A PROCURAR O SACRAMENTO DA CRISMA:
· Seguir a tradição
religiosa, social ou familiar;
· Garantir um
"documento" ou certificado para "facilitar" o casamento na
Igreja;
· Integrar-se na
comunidade e assumir um compromisso;
· Aprofundar o
conhecimento religioso e a vivência da fé;
· Procura de uma
experiência grupal
2) TEMPO DE
PREPARAÇÃO
· Prevalece a duração
de seis meses a um ano. Há, porém, experiências significativas de até dois anos
de preparação;
· Em alguns lugares, o
curto prazo (menos de três meses) revela descuido e superficialidade na
preparação.
3) PRINCIPAIS MOTIVOS
DE DESISTÊNCIA
· Desinteresse da
família e dos próprios jovens;
· Catequese monótona,
desinteressante, desligada da vida;
· Outros compromissos,
como estudo, trabalho, lazer;
· Horários inadequados;
·
Medo
do compromisso.
4) FRACO ENFOQUE
VOCACIONAL
· Geralmente é fraco e
não mexe com a vida dos jovens. Não incentiva nem acompanha os crismandos na
sua busca. Poucos continuam engajados depois da crisma.
Fonte: Livro da Crisma -
Confirmados e Comprometidos - editora Paulus
Para todos os catequistas
OBJETIVO DA CATEQUESE
“A catequese, de
fato, tem por objetivo último fazer ecoar e repercutir a Palavra de Deus”(CR
30).
POR QUE A CATEQUESE RENOVADA?
“A renovação atual da catequese nasceu para responder aos desafios de uma nova situação histórica. Esta exige a formação de uma comunidade cristã missionária que anuncie, na sua autenticidade, o Evangelho e o torne fermento de “comunhão e participação na sociedade e de libertação integral do homem” (CR 30).
“A renovação atual da catequese nasceu para responder aos desafios de uma nova situação histórica. Esta exige a formação de uma comunidade cristã missionária que anuncie, na sua autenticidade, o Evangelho e o torne fermento de “comunhão e participação na sociedade e de libertação integral do homem” (CR 30).
EM QUE CONSISTE A RENOVAÇÃO DA CATEQUESE; NO CONTEÚDO OU NA FORMA?
Diz o Diretório Catequético Geral (1971), nº 2: “Impõe-se uma evangelização renovada e não apenas baseada na tradição cultural. Os homens que crêem hoje não são inteiramente iguais aos homens que creram em épocas passadas. Surge, daí, a necessidade de assegurar a perenidade da fé e, ao mesmo tempo, de propor a mensagem da salvação de maneira nova”. A mensagem é a mesma.
Diz o Diretório Catequético Geral (1971), nº 2: “Impõe-se uma evangelização renovada e não apenas baseada na tradição cultural. Os homens que crêem hoje não são inteiramente iguais aos homens que creram em épocas passadas. Surge, daí, a necessidade de assegurar a perenidade da fé e, ao mesmo tempo, de propor a mensagem da salvação de maneira nova”. A mensagem é a mesma.
MODELO E FORMA DE COMUNICAÇÃO NA CATEQUESE
O decreto do Concílio Vaticano II, sobre a Palavra nos apresenta o modelo de comunicador:
“Deus, em sua bondade e sabedoria, quis revelar-se a si mesmo... Deus fala aos homens como a amigos e com eles conversa” (DV 2).
Vamos observar, a pedagogia e a comunicação de Jesus.
O decreto do Concílio Vaticano II, sobre a Palavra nos apresenta o modelo de comunicador:
“Deus, em sua bondade e sabedoria, quis revelar-se a si mesmo... Deus fala aos homens como a amigos e com eles conversa” (DV 2).
Vamos observar, a pedagogia e a comunicação de Jesus.
· Quem fala?
· Como Deus fala?
· O que comunica?
· A quem se dirige?
·
Que obstáculos
encontra?
Vejamos isto em
alguns textos: Fl 2,5-11; Lc 24,13-35; Lc 15,11-32; Mt 14,13-22; Lc 19,1-10; Lc
18,18-29. (em grupos) E o ponto alto da revelação de Deus encontra-se na
Encarnação de seu Filho Jesus. E, Cristo, “é Ele próprio o primeiro e o maior
dos evangelizadores” (EN 7). “É a própria ‘Palavra de Deus ’feita carne’ (CR
50) e que permanece na Igreja que nasce da ação evangelizadora dos doze
apóstolos e é enviada por Jesus. Assim, é a Igreja toda que recebe a missão de
evangelizar” (EN 15).
Jesus, então, para manter inalterado e vivo o Evangelho, suscitou e conserva na Igreja a Tradição, a Escritura e o Magistério, onde as “comunidades dos discípulos de Jesus não estão a serviço de si próprios, mas dos outros” (CR 66).
http://comunicacatequese.blogspot.com.br/2010/03/httpwww.htmlJesus, então, para manter inalterado e vivo o Evangelho, suscitou e conserva na Igreja a Tradição, a Escritura e o Magistério, onde as “comunidades dos discípulos de Jesus não estão a serviço de si próprios, mas dos outros” (CR 66).
O que está faltando na nossa catequese?
(em grupo)
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