A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ é um assunto presente há muito tempo na Igreja. Especialmente a partir da Catequese Renovada (de 1983, Documento CNBB nr. 23), que fala da necessidade da Catequese FÉ E VIDA unidas, integradas.
- Em 2005, no CELAM em Aparecida, o tema era "Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nele todos os povos tenham vida", com uma parte tratando especificamente da Iniciação Cristã.
- É retomado em 2006, com o Diretório Nacional da Catequese (Documento CNBB nr. 84, Documento nr. 1 das Edições CNBB) sinalizando uma catequese mais litúrgica, mistagógica e celebrativa, com inspiração catecumenal.
- Em 2009, o Ano Catequético Nacional, a proposta era a catequese ser "caminho para o discipulado", com inspiração na catequese dos discípulos de Emaús.
- Depois em 2011, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2011-2015 (Documento CNBB nr. 94), apontavam a Igreja: casa da iniciação à vida cristã como uma das urgências da evangelização.
Não estamos mais em época de cristandade, quando os valores cristãos eram predominantes na sociedade. As mudanças atualmente ocorrem numa velocidade tão grande que não podemos dizer mais "mudança de época", mas "época de mudanças", em que muitos dos alicerces que até então fundamentavam a nossa prática ruíram e estão dando lugar a outros. É preciso aprender a lidar com tudo isso, diante da realidade que não passa: DEUS.
Diante desta realidade, os coordenadores de catequese de Ferraz e Poá tem se reunido para promover em suas paróquias essa mudança de mentalidade, a que chamamos de paradigmas. A catequese precisa ser verdadeira "iniciação cristã", pois a maioria dos catequizandos e suas famílias não foram iniciados na fé. E, se pensarmos bem, nós mesmos, catequistas e gente da Igreja, também temos muitas falhas em relação à nossa educação na fé. Afinal, essa educação é Caminho que se faz em Comunidade, não é algo acabado.
Em Maio, tivemos um encontro na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Poá, contando com participação também da Pastoral Familiar, do Batismo e Dízimo, porque a INICIAÇÃO é papel de toda a Igreja. Padre José Eduardo explicou a Iniciação à vida cristã de modo geral.
Em Julho, tivemos outro encontro, agora com catequistas de todas as paróquias Ferraz e Poá, em que o Padre José Eduardo explicou a Iniciação à vida cristã passo-a-passo, ou seja, cada etapa do itinerário da fé: Pré-catecumenato, Catecumenato, Iluminação e Mistagogia.
E para Novembro, estamos programando um retiro de catequistas de Ferraz e Poá. Sempre neste sentido, de caminhar como Igreja peregrina e missionária.
(Texto escrito em 28/08/2019)
(Texto escrito em 28/08/2019)