Olá, catequistas!
Hoje pela manhã realizamos nossa assembleia de catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Paz.
Após o acolhimento (com lanche comunitário), nos reunimos para avaliar a caminhada deste ano e pensar em 2011. Apresento as primeiras anotações...
Primeiro, divididos em dois grupos, respondemos às seguintes questões:
1 – Qual o maior obstáculo que você encontra na catequese hoje?
• Falta de compromisso com a catequese, por parte dos catequizandos e pais. Participação dos pais na vida das crianças e na catequese. Sugestão: Procurar conhecer a família do catequizando (pai/mãe, casados/separados, etc.) e a sua realidade.
• Encontros diferenciados fora da Igreja. Sugestão: Integração do crisma com a PJ.
• Participação das missas. Sugestão: Esclarecimento sobre o significado da missa.
2 – Pais como trabalhar com eles?
• Formação para os pais, para ajudar o acompanhamento dos filhos diante dos desafios do mundo de hoje.
• Encontros dos pais com o padre, como os que já foram feitos nas turmas da N. Sra. Paz, para os pais terem mais contato com o padre e mais oportunidade de evangelização.
• Retiro com os pais, trazendo testemunhos de vida de outras famílias para mostrar a realidade e o prazer de viver com Deus dentro de casa.
3 – Sendo a catequese um processo de educação na fé. Como fazer com que os catequizandos vivenciem esse processo em família e no dia a dia?
• Relacionar constantemente a vivencia dentro da Igreja com a vida fora da Igreja (fé e vida).
• Participação mais ativa na Igreja.
• Trazer as famílias para a Igreja, para dar continuidade da catequese em casa.
• Sugestão: Missa para as crianças pelo menos uma vez ao mês (piloto); dando certo todo o domingo na missa das 11:00 hs.
Depois, em grupos novamente, refletimos sobre o Documento de Aparecida (DA 295 a 298), que no fundo legitimava as necessidades que levantamos nos questionamentos anteriores.
Em seguida, fizemos grupos por etapas (1-Catequistas de crianças e 2-Catequistas de Jovens e Adultos) para refletir sobre a Programação 2011 e verificar sugestões. Na verdade, esse calendário de atividades, sempre está sujeito a alterações (mais do que gostariamos), procurando atender às necessidades dos catequizandos e às orientações da Igreja (que tem uma programação bem intensa, com a graça de Deus!).
Os catequistas solicitaram mais encontros com todos os catequistas da Paróquia, para a troca de experiencias. Marcamos os encontros para a 3ª Sexta-feira dos Meses de Fevereiro, Maio e Agosto (é uma previsão, a confirmar). Em Novembro, já haverá nova Assembleia, como é de costume - a sugestão é que seja na Comunidade Santa Cecília. (Após aprovação paroquial, coloco o Calendário 2011 aqui no Blog.)
Por fim, encerramos a Assembleia com a bênção do pároco, Padre José Eduardo.