Foi o 1º Encontro de Catequistas de 2010. Após a missa das 8h, iniciamos com a Oração do Ano Catequético, que nos chama a ser “discípulos e missionários de Jesus Cristo”, em comunhão com o Documento de Aparecida (2006). O Padre José Eduardo esteve presente logo no início e nos alertou que nossa prioridade como Igreja deve ser ATINGIR OS PAIS.
A teóloga Fabiana Sousa (aluna da Faculdade Paulo VI) abordou o tema “A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA NA VIDA DO CATEQUISTA”. O discipulado acontece a partir do encontro com uma pessoa. Portanto, a catequese deve ser O ENCONTRO COM A PESSOA DE JESUS CRISTO. Esse encontro vem do interesse e da opção por essa pessoa, por sua mensagem e sua vida (conversão). Depois, vem uma vontade de estar junto, de conhecer. É aí que entra a catequese: para ajudar a conhecer a pessoa Jesus Cristo e sua vida. Como aprendemos isso? Através do Pão da Palavra (Bíblia) e do Pão da Eucaristia (Liturgia). Com esse Pão, que é o próprio Jesus Cristo, conhecemos melhor a pessoa de Jesus Cristo e seus ensinamentos, para podermos segui-lo na nossa vida diária. E já que o nosso tema é a Bíblia, uma dica é nos alimentarmos da Palavra através da LEITURA ORANTE da Bíblia. (Inclusive há um grupo que se reúne na Paróquia, no 3º Domingo de cada mês, para praticá-la.)
O 2º assunto do dia foi a CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010, com o tema “ECONOMIA E VIDA” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, com o Ricardo Pereira Fungashi (aluno de Filosofia). Fomos chamados a analisar o cartaz da Campanha, especialmente a vela apresentada. A vela de dinheiro é mais atraente, mas é a mais duradoura, a que vai me trazer a felicidade, a luz? Também fomos questionados sobre a Economia que utilizamos em nossa vida: QUAIS OS VALORES QUE PRIORIZAMOS? OS VALORES DE JESUS CRISTO OU OS VALORES DO MUNDO?