domingo, 13 de dezembro de 2009

Retiro em preparação à 1ª Eucaristia

Hoje ocorreu o Retiro em preparação à 1ª Eucaristia da turma do catequista Valdo, que contou com a colaboração de Sérgio e Fran (da Comunidade Santa Cecília), na animação do encontro.
Foi um dia de forte reflexão sobre o sentido da Eucaristia e o recebimento do sacramento.
A Oração Final do Retiro foi feita em conjunto com os pais. Neste momento, agradecemos a oportunidade do Retiro, a dedicação do catequista, a colaboração de toda a Igreja para a catequese desta turma e pela caminhada de todos os catequizandos da turma.
No próximo sábado, às 8h, Pe. Eduardo chama os catequizandos, juntamente com seus pais e seus padrinhos de batismo, para a Confissão, também em preparação de todos para o recebimento da 1ª Comunhão desses catequizandos - que ocorrerá no próximo domingo (20/12), na missa das 11h, com a graça de Deus!

Terço refletindo sobre o Advento

No dia 29/11, reunimos as turmas da igreja matriz, para rezarmos o terço, contemplando os mistérios da alegria (mistérios gozosos) e refletindo sobre o Advento.
SIGNIFICADO DO ADVENTO
O Advento abre o Ano Litúrgico, o ano celebrado pela Igreja. Encerramos o Ano B (em que meditamos a Boa-Nova segundo Marcos) e iniciamos o Ano C (meditando o Evangelho segundo Lucas). Acompanhando as leituras dos três anos litúrgicos, dia-a-dia, compreendemos melhor a nossa fé.
Advento é a preparação para "chegada", tempo que antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. Este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino. (texto elaborado pela catequista Renata)