No dia 19/04/2009 haverá a abertura do Ano Catequético (TODOS OS CATEQUISTAS), na missa das 11 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Paz.
O Ano Catequético Nacional em 2009 vem celebrar os 50 anos do 1º Ano Catequético (em 1959), apresentando os frutos da caminhada da catequese no Brasil.
Naquele momento histórico, a Igreja sentiu a necessidade de reorganizar a catequese para os novos tempos que se abriam.
De 1962 a 1965, também nesse sentido, os bispos do mundo inteiro reuniram-se no Concílio Vaticano II, ampliando a participação dos leigos na Igreja.
Como resultado de todo esse processo, em 1983 ocorreu o passo seguinte, a Catequese renovada: orientações e conteúdo, documento da CNBB que marca a história da catequese no Brasil, trazendo os princípios e diretrizes básicas da Ação Catequética; eixos centrais: a Bíblia é o texto principal, valorização dos momentos celebrativos e da caminhada na comunidade de fé.
Em 2006, o Diretório Nacional de Catequese, veio afirmar que “A catequese é parte fundamental do ministério da Palavra, requer compromisso missionário e social da fé”.
Em 2007, o V CELAM (Conferência Episcopal da América Latina e Caribe), realizado na cidade de Aparecida, também se voltou para o mesmo sentido, tratando do tema: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele todos os povos tenham vida”.
O novo Ano Catequético, em 2009, tem como tema “Caminho para o discipulado” e a referência bíblica “Não ardia o nosso coração quando Ele fala, nos explica as Escrituras e parte o pão” (cf. Lucas 24, 32.35). Desta forma, dá continuidade ao caminho traçado em Aparecida: ênfase na experiência de fé com Jesus Cristo e despertar para a missão. Valoriza o itinerário da fé e o caminho para o discipulado. Recorda que o serviço eclesial deve ser uma ação evangelizadora.
“Que o Ano Catequético represente, para toda a Igreja no Brasil,
novo florescer catequético e evangelizador,
tempo especial de graça para revermos nossa ação pastoral e buscarmos,
à luz do Espírito Santo, novos caminhos.
Que o encontro com o mestre Jesus Cristo, no caminho de Emaús,
nos faça descobrir a beleza do encontro,
do aprendizado no caminho, a escuta, da Palavra
e do encantamento pela missão.”
(Pe. Janison de Sá e Ir. Maria Aparecida Barbosa, icm)
Rossana