sexta-feira, 25 de março de 2016

Paixão do Senhor

Ontem iniciamos o Tríduo Pascal: três dias, como uma única celebração, que inicia com a Missa do “Lava-pés” e Instituição da Eucaristia (Quinta-feira à noite), passa pela Celebração da Paixão do Senhor (Sexta-feira às 15h) e culmina com a Solene Vigília Pascal (Sábado Santo à noite, a celebração mais importante do ano).
Essas celebrações são o ponto alto da memória do Mistério Pascal de Cristo, Paixão, Morte e Ressurreição, por amor a nós! E, para fazer sentido, esse Mistério deve “ecoar” em nossa vida, encontrar morada em nosso coração e estar presente em todas as nossas ações e iniciativas.
Mensagens dos catequistas:
Jesus diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Que nesta sexta-feira da Paixão de Cristo, nosso coração acolha todos os ensinamentos de Jesus e que, através de seu sofrimento, desperte em nós o chamado para sermos discípulos e transmitir toda palavra de Deus. “Orai, vigiai e levai minha palavra a todos os irmãos!” (Catequista Cida)
Desejo a todos uma abençoada Sexta-feira Santa, que neste dia possamos reconhecer o amor incondicional que Deus tem por nós. Tenha sempre fé e confiança em nosso Senhor Jesus Cristo, nunca deixe que as dificuldades o abalem, pois Deus nunca deixa seus filhos desamparados. (Catequista Alexandre)
“Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23,46). A Paixão do Senhor recorda o sentido de nossa vida: viver com Deus, a serviço da vida plena para todos. Boa Sexta-feira Santa! (Catequista Rossana)

Domingo de Ramos

Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, a Semana Maior de toda a Igreja. Celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém e a sua Paixão.
Para este momento, os catequizandos da matriz N. Sra. Paz e das comunidades confeccionaram cartazes sobre o Domingo de Ramos e sobre o Hino da Campanha da Fraternidade deste ano de 2016, "Quero ver como fonte o direito e a justiça qual rio que não seca." E assim participaram de maneira mais ativa dos preparativos e da própria celebração.

Observação: Essas fotos são dos cartazes dos catequizandos da matriz N. Sra. Paz.

domingo, 6 de março de 2016

ENTREGA DA CRUZ

A CRUZ é sinal da nossa fé, pois expressa o amor misericordioso de Deus, “fonte de todas as bênçãos e graças”. Por isso, já a alguns anos fazemos a entrega da cruz aos crismandos do 2º Ano.
No domingo passado, 27/02/2016 (3º Domingo da Quaresma), os crismandos tiveram um encontro especial sobre o símbolo da CRUZ (com o Moacir) e a receberam, na missa das 11h. (A missa estava bem cheia, pois também houve Batismo de crianças!)

Que todos os cristãos aprendam a valorizar a cruz e a sua própria fé!

ANEXO: Rito da Entrega da Cruz aos Crismandos

OBSERVAÇÕES INICIAIS:

1) Anteriormente, marcamos a data com o padre e passamos para a equipe de animação, que escolheu o canto (e mandamos para o telão). As cruzes foram amarradas em grupos (para não embaraçar) e dispostas nas cestas, de onde as catequistas pegavam e entregavam aos crismandos.

2) Separamos os bancos para os crismandos que iriam receber a cruz. Não houve entrada solene, porque a missa já estava bastante cheia, devido aos batismos.

APÓS A HOMILIA, O PADRE FEZ A CELEBRAÇÃO DA ENTREGAR A CRUZ.

BÊNÇÃO SOBRE AS CRUZES         
(DIR:) OREMOS: Senhor, Pai Santo, que fizestes da cruz do vosso Filho a fonte de todas as bênçãos e a origem de todas as graças, olhai com bondade para nós, vossos servos, que apresentamos estas cruzes como sinal de nossa fé e concedei-nos que, vivendo na terra, sempre unidos ao mistério da Paixão de Cristo, alcancemos no Céu as alegrias eternas da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
(Aspersão das cruzes)

(DIR:) Que a cruz de Cristo ajude vocês a suportar com dignidade cristã as cruzes de suas vidas! Nas angústias, seja consolo. Nos momentos de desânimo, seja sua fortaleza. Nas horas de desespero, seja seu conforto. Nos momentos de crise de fé, seja a sua força!

(Entrega das cruzes) Canto:
Eu venho do sul e do norte/ do oeste e do leste, de todo o lugar./ Estrada da vida eu percorro, levando socorro a quem precisar./ Assunto de paz é meu forte,/ eu cruzo montanhas e vou aprender./ O mundo não me satisfaz, o que eu quero é a paz o que eu quero é viver.
NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ, NO MEU CORAÇÃO, O QUE DISSE JESUS. (BIS)
Eu sei que eu não tenho idade da maturidade de quem já viveu,/ mas sei que eu já tenho a idade de ver a verdade o que eu quero é ser eu./ O mundo ferido e cansado de um triste passado de guerras sem fim./ Tem medo da bomba que fez, a fé que desfez mas aponta pra mim.
Eu venho trazer meu recado, não tenho passado, mas sei entender./ Um jovem foi crucificado/ por ter ensinado a gente a viver./ Eu grito ao meu mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz./ Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus.

(DIR:) Oremos: Deus, Todo-Poderoso, que pela cruz e ressurreição de vosso Filho destes a vida ao vosso povo, concedei que estes vossos servos e servas, marcados com o sinal da cruz, seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida a graça da vitória da cruz e a manifestem por palavras e gestos. Por Cristo, nosso Senhor.
(Todos:) AMÉM.
(Segue a missa, como de costume.)

VIA SACRA COM OS CATEQUIZANDOS, PAIS E PASTORAL FAMILIAR

No dia 21/02/2016, rezamos a Via Sacra com os catequizandos, pais e Pastoral Familiar.
Para os catequizandos participarem melhor, anteriormente os catequistas explicaram o significado da Via Sacra, suas estações e sua dinâmica (leitura bíblica, contemplação, reflexão, canto, etc.).

Parabenizamos todos os catequistas e pais que participaram desse encontro!
Agradecemos ao Moacir, ao Fernando e a Pastoral Familiar conduziram este importante momento quaresmal na catequese!

QUARESMA

"Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás!"
"Convertei-vos e crede no Evangelho!"

Com essas frases recebemos a bênção das Cinzas, para iniciar a Quaresma. A primeira, fala da nossa natureza. A segunda, fala do nosso chamado...
Quarenta dias antes da abertura da Semana Santa, temos a Quarta-feira de Cinzas. É um tempo de reflexão, de recolhimento, representado pela cor roxa: é um tempo forte de catequese.
Na catequese catecumenal, é o tempo da "Iluminação", preparação próxima para receber os Sacramentos.
Neste Ano C (da Liturgia da Igreja), em que celebramos com o Evangelho segundo Lucas, as leituras deste período são as seguintes:
Quarta-feira de Cinzas (10/2). 1ª Leitura: Joel 2,12-18. Salmo 50 (51), 3-6a.12-14.17 "Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos". 2ª Leitura: 2ª Coríntios 5,20-6,2. Evangelho: Mateus 6,1-6. 16-18
1º Domingo da Quaresma (14/2). 1ª Leitura: Deuteronômio 26,4-10. Salmo 90, 1-2.10-15 "Em minhas dores, ó Senhor, permanecei dentro de mim". 2ª Leitura: Romanos 10,8-13. Evangelho: Lucas 4,1-13
2º Domingo da Quaresma (21/2). 1ª Leitura: Gênesis 15,5-12.17-18. Salmo 26,1.7-9.13-14 "O Senhor é minha luz e salvação". 2ª Leitura: Filipenses 3,17-4,1 . Evangelho:  Lucas 9,28b-36
3º Domingo da Quaresma (28/2). 1ª Leitura: Êxodo 3,1-8a,13-15. Salmo 102,1-4.6-11 "O Senhor é bondoso e com passivo". 2ª Leitura: 1ª Coríntios 10,1-6.10.12. Evangelho:  Lucas 13,1-9
4º Domingo da Quaresma (06/3). 1ª Leitura: Josué 5,9-12. Salmo 33,2-7 "Provai e vede quão suave é o Senhor". 2ª Leitura: 2ª Coríntios 5,17-21. Evangelho:  Lucas 15,1-3. 11-32
5º Domingo da Quaresma (13/3). 1ª Leitura: Isaías 43,16-21. Salmo  125,1-6 "Maravilhas fez conosco o Senhor! Exultemos de alegria!". 2ª Leitura: Filipenses 3,8-14. Evangelho:  João 8,1-11

Domingo de Ramos e da Paixão (20/3). 1ª Leitura: Isaías 50,4-7. Salmo 21,8-9. 17-18a.19-20.23-24 "Meu Deus, meu Deus! Por que me abandonastes". 2ª Leitura: Filipenses 2,6-11. Evangelho (Procissão):  Lucas 19,28-40. Evangelho: Lucas 22,14-23. 56